Clínica de Psicologia e Coaching Learn2Be
  • Início
  • Equipa
  • Psicologia
    • Psicoterapia Adulto
    • Psicologia do Adolescente
    • Psicologia Infantil
    • Terapia de Casal
    • Hipnose Clínica
    • Terapia EMDR
    • Testes Psicológicos
  • Coaching
    • Life Coaching
    • Business Coaching
  • Formação
    • Seminário Seja o melhor de Si
    • Mapa Emocional da Mente
    • Curso de Especialização em Rorschach
    • Formação em Ludodiagnóstico e Ludoterapia
    • Formação em Desenho Infantil
  • Sobre
    • Testemunhos
    • Perguntas Frequentes
    • Psicologia Digital
    • Publicações
    • Preçario
  • Blog
  • Loja
  • Contactos
    • Learn2Be Lisboa (Alvalade)
    • Learn2Be Lisboa (Restelo)
    • Learn2Be Lisboa (Latino Coelho)
    • Learn2Be Odivelas
    • Learn2Be Oeiras
    • Learn2Be Almada
    • Learn2Be Algarve (Portimão)
    • Learn2Be Porto
    • Learn2Be Fátima
    • Learn2Be Açores
    • Learn2Be Online
  • Marcar Consulta

Blog de Psicologia e Coaching

Perturbação Obsessivo-Compulsiva

19/10/2017

0 Comentários

 
Conhece alguém que lava as mãos constantemente, que verifica muitas vezes se as portas ou janelas estão fechadas, que fica bastante perturbada se os seus objetos não estão alinhados ou não estão na posição “correta”? Estes são alguns sinais de alguém que tem a Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
Perturbação Obsessivo-Compulsiva
Segundo o DSM-5 (2013), a Perturbação Obssesivo-Compulisva (POC) é caracterizada pela presença de obsessões e compulsões.
​    

Mas afinal o que são obsessões e compulsões?

As obsessões são ideias, pensamentos, impulsos ou imagens estranhos, que invadem constantemente a consciência, sendo sentidos pela pessoa como intrusivos e inapropriados. Quando surgem a pessoa, apesar das tentativas, tem dificuldades em fazê-los desaparecer, provocando um grande desconforto e elevados níveis de ansiedade. 
​    

As obsessões mais comuns são:

  • Os medos de contaminação por micróbios, vírus, fluidos corporais, químicos ou materiais perigosos;
  • Os medos do perigo, de se magoar ou magoar alguém, como por exemplo portas ou janelas abertas ou ter o gás ligado;
  • Preocupação excessiva com a ordem ou simetria dos objetos;
  • Preocupação excessiva com o corpo e sintomas físicos;
  • Pensamentos religiosos excessivos;
  • Pensamentos ou impulsos de ordem sexual, como por exemplo pedofilia;
  • Impulso de acumular objetos inúteis e desgastados; 
  • Pensamentos ou impulsos de violência ou agressão.
Por outro lado, as compulsões referem-se aos comportamentos ou atos mentais repetitivos e estereotipados, também chamados de rituais que são realizados de forma a evitar ou reduzir os níveis de ansiedade e desconforto provocados pelas obsessões. Estes comportamentos podem ser mais ou menos aceitáveis, mas são vistos como excessivos ou exagerados. As compulsões são o aspeto mais visível desta perturbação.
​   

As compulsões mais comuns são:

  • A limpeza, de forma a reduzir o medo de contaminação por micróbios, vírus ou produtos químicos;
  • As verificações, para reduzir o medo de fazer mal a alguém por se ter esquecido, por exemplo, de desligar o gás do fogão;
  • Ordenar e organizar, reduzindo o desconforto ao ordenar os livros por uma determinada ordem;
  • Repetir nomes, frases ou comportamentos como estratégia para diminuir a ansiedade. 
​    

Como identificar um Perturbação Obsessivo-Compulsiva

Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
​Na prática a pessoa é invadida por um pensamento obsessivo, que lhe causa um desconforto e mal-estar tão elevado, que se sente impulsionada para realizar algo ou pensar algo que a alivie do desconforto.
​Mas há uma questão importante, existem várias pessoas que gostam de manter a casa bastante arrumada e limpa, que têm bastante cuidados com a higiene pessoal, que tentam “controlar” bastantes aspetos ao seu redor. Isso não significa necessariamente que tenham POC. 
​Para se realizar este diagnóstico estas obsessões/compulsões ocorrem no mínimo uma hora por dia, provocado bastante sofrimento e interferindo de forma significativa na rotina da pessoa, no funcionamento ocupacional (emprego/escola), nos relacionamento e atividades sociais, sendo uma perturbação bastante limitadora da qualidade de vida.
O tipo de obsessões e compulsões também varia de acordo com o contexto cultural, por exemplo, as obsessões relacionadas com a religião têm sido observadas preferencialmente em indivíduos muçulmanos, quando comparados com indivíduos cristãos. No que toca aos cristãos, acredita-se que apresentem mais frequentemente obsessões de ordem, arrumação e preocupações obsessivas de agressão.
​   

Estamos a falar de dificuldades, que provocam um sofrimento que é sentido como real na pessoa e interfere diretamente na vida da pessoa.

​Aqui fica um exemplo bastante frequente de como é o dia-a-dia de uma pessoa com POC, especificamente quando a pessoa tem a intenção de sair de casa e surgem as dúvidas patológicas:
POC
​Quando sai de casa surge o pensamento “Será que desliguei o gás?”, sendo este tipo de pensamento bastante persistente, a pessoa tem necessidade de realizar uma compulsão de forma a diminuir os níveis de ansiedade que surgem pelo medo de ser responsável por alguma de má que aconteça, como incendiar a casa. Para isso é necessário verificar, o que implica voltar a entrar em casa e verificar se o gás ficou ligado. No entanto, este processo pode acontecer não uma, não duas, mas várias vezes no mesmo momento, em quando volta a sair o pensamento surge novamente e a pessoa torna a ter de repetir a compulsão de verificação. 
Este é um exemplo, que pode ter consequências do ponto vista profissional, uma vez que o pode impedir de chegar a horas ao trabalho, por exemplo.
​Dependendo da gravidade a pessoa pode ter mais ou menos capacidade para reconhecer a veracidade das crenças obsessivo-compulsivas. 
Identifica-se com este tipo de comportamentos?
Reconhece estes comportamentos em alguém que conhece, um familiar ou amigo?
Então Marque a sua Consulta, aqui podemos ajudá-lo.
​
Dra. Ana Antunes
Psicóloga Clínica e Life Coacher
​
Marcar consulta
0 Comentários

Seu comentário será publicado após ser aprovado.


Enviar uma resposta.

    E-book Grátis:

    Ebook - Como Aumentar a Sua Auto-estima
    Pedir Ebook

    Sobre este blog:

    Bem-vindo a este Blog.
    Aqui você vai encontrar informações de valor e ferramentas úteis, de Psicoterapia, Psicologia  e Coaching.
    Somos uma equipa de profissionais certificados, com mais de 20 anos de experiência terapêutica e estamos muito entusiasmados em ajuda-lo(a) a tornar-se na melhor versão de si próprio(a) e alcançar os seus objetivos.
    A Equipa Learn2Be


    Consultas online

    Revista Psicologia Digital
    Revista Psicologia Digital

    Categorias

    Todos
    Coaching
    Formações
    Hipnose Clínica
    Leituras Recomendadas
    Psicologia
    Psicologia Do Adolescente
    Psicologia Infantil
    Psicoterapia Adulto
    Terapia De Casal
    Testes Psicológicos

    Feed RSS




    View my profile on LinkedIn


    Imagem


Agendar Sessão

Clínica de Psicologia E coaching Learn2Be

Lisboa (Alvalade) - Lisboa (Restelo) - LISBOA (LATINO COELHO) - odivelas - oeiras - Almada - Portimão - Porto - Fátima 
- Ponta Delgada - Online

Seja o Melhor de Si


Contactos:

Telf: 282 459 119
Telemóvel: 964 297 311
Email: info@Learn2be.pt

  • Marcações e pedidos de informação através do site - 24 horas;
  • Horário de sessões - das 8:00 às 23:00;
  • Atendimento telefónico - das 9:00 às 18:00. 

Psicologia

  • Psicoterapia do Adulto
  • Terapia de Casal
  • Hipnóse Clínica
  • Terapia EMDR
  • Psicologia do Adolescente
  • Psicologia infantil
  • Orientação Vocacional
  • Check Up Emocional
  • Avaliação infantil

Coaching

  • Life Coaching
  • Business Coaching
Loja
Formação
Consultas Online
Consultas Presenciais
Blog de Psicologia e Coaching
Sobre nós
Onde estamos
Revista Psicologia Digital
Testemunhos
Publicações Científicas
Preçário 
Perguntas frequentes

Learn2Be (Marca registrada no INPI sob o nº 495426) 
Psicologia Digital (Marca registrada no INPI sob o nº 544213)                                                                                                                       
Prowdly Powerd by Miguel Gonçalves
Last updated: 15/11/2018                                                                                                                      
Content copyright 2012-2020. Miguel Goncalves / Learn2Be. All rights reserved
Políticas de Privacidade
Termos e Condições
Condições de venda
Segurança
  • Início
  • Equipa
  • Psicologia
    • Psicoterapia Adulto
    • Psicologia do Adolescente
    • Psicologia Infantil
    • Terapia de Casal
    • Hipnose Clínica
    • Terapia EMDR
    • Testes Psicológicos
  • Coaching
    • Life Coaching
    • Business Coaching
  • Formação
    • Seminário Seja o melhor de Si
    • Mapa Emocional da Mente
    • Curso de Especialização em Rorschach
    • Formação em Ludodiagnóstico e Ludoterapia
    • Formação em Desenho Infantil
  • Sobre
    • Testemunhos
    • Perguntas Frequentes
    • Psicologia Digital
    • Publicações
    • Preçario
  • Blog
  • Loja
  • Contactos
    • Learn2Be Lisboa (Alvalade)
    • Learn2Be Lisboa (Restelo)
    • Learn2Be Lisboa (Latino Coelho)
    • Learn2Be Odivelas
    • Learn2Be Oeiras
    • Learn2Be Almada
    • Learn2Be Algarve (Portimão)
    • Learn2Be Porto
    • Learn2Be Fátima
    • Learn2Be Açores
    • Learn2Be Online
  • Marcar Consulta